Compartilhar

Paraíba

Paraíba: 2ª Corrida Nacional do SESI celebra a saúde e o esporte em Campina Grande

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 04 de maio de 2026

A edição superou a do ano passado, com cerca de 1.500 inscritos, consolidando o evento no calendário esportivo do estado


Na Paraíba, a 2ª Corrida Nacional do SESI reuniu cerca de 1.500 participantes, que celebraram o Dia do Trabalhador com saúde, integração e disposição. A largada aconteceu às 6h, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), com a presença do presidente da FIEPB e da Associação Nordeste Forte, Cassiano Pereira, e do presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Júnior. A edição superou a do ano passado, quando mais de 800 pessoas participaram, consolidando o evento no calendário esportivo do estado.

“Esse crescimento expressivo do número de corredores demonstra a força e a credibilidade dessa iniciativa. A 2ª Corrida Nacional do SESI reflete o trabalho consistente que a instituição desenvolve em todo o Brasil, em parceria com as federações estaduais, promovendo saúde, qualidade de vida e bem-estar para trabalhadores da indústria e toda a sociedade”, afirmou Cassiano Pereira.

Além do crescimento no número de inscritos, a corrida se destacou pelo caráter inclusivo, com participação expressiva de pessoas com deficiência (PCD) nas provas de 5 km, 10 km e na caminhada de 3 km. A iniciativa reforça o compromisso do SESI com a democratização do esporte e a valorização da diversidade, alinhada ao lema da corrida: “Correr é para todos”.

“Desde o início, já percebemos o engajamento das pessoas. Mesmo com a chuva pela manhã, o público compareceu, a energia tomou conta do evento e cumprimos mais uma importante missão. Foram 60 mil corredores, em 36 cidades, distribuídas por 25 estados e o Distrito Federal, levando saúde, prevenção e incentivo ao esporte para todo o país”, destacou Fausto Augusto Júnior.

Mais do que uma competição, o evento também teve forte caráter social. Por meio da inscrição solidária, os participantes contribuíram com a doação de quase duas toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes.

Os percursos tiveram como principal cenário o Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande, além de ruas e avenidas no entorno da FIEPB. Nas provas de 5 km e 10 km, atletas de alto rendimento conquistaram os primeiros lugares nas classificações gerais masculina e feminina, com tempos competitivos e destaque para corredores locais e regionais.

Entre os trabalhadores da indústria, os vencedores também reforçaram a importância da iniciativa. Já nas categorias PCD, a participação foi marcada por superação e inclusão, com atletas completando os percursos.

Charlles Juliann, atleta do Centro de Referência Paralímpico de Campina Grande e colaborador da Alpargatas, conquistou o 1º lugar na categoria de usuários de cadeira de rodas, demonstrando resiliência e disciplina ao conciliar a rotina na indústria com o alto rendimento no esporte.

“É muito gratificante participar de mais uma corrida. Parabenizo a FIEPB, o Conselho Nacional do SESI e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que nos incentivam a manter uma vida ativa e mostram que somos capazes de superar qualquer obstáculo, basta querer”, destacou Charlles.

A 2ª Corrida Nacional do SESI também marcou a estreia de outros participantes, como Giuliana Almeida. “Estrear na Corrida Nacional do SESI foi uma experiência inesquecível. Vim com expectativa, mas saio com orgulho de ter dado esse primeiro passo, cercada de energia positiva, incentivo e cuidado com a nossa saúde. É mais do que uma corrida, é um movimento que transforma”, afirmou.

Também participaram do evento os presidentes do SINDVEST-PB, João Fernandes, e do SINDSABÃO/PB, Antônio Pereira, além da empresária Narriman Napy Pereira.

O evento foi encerrado com show da banda Axé Massa, celebrando a qualidade de vida e o bem-estar.

Texto/Colaboração: Diego Araújo

Outras Notícias